Horizonte de Eventos

Reflexões sobre a vida, o universo e tudo mais

Tecnologia Mobile: Relatos de experiência Galaxy S II, Android e apps

Depois de seis meses de exaustivos testes, resolvi comentar sobre meu novo aparelho de celular, o Samsung Galaxy S II e os aplicativos que utilizo. Há diversos textos de especialistas sobre o tema, mas como um grande amante da tecnologia, e principalmente de gadgets, escolhi fazer o meu.

Há 3 anos satisfeito com meu Nokia E71, tenho visto este fabricante cair cada vez mais, diante dos avanços tecnológicos dos concorrentes como Apple, Samsung, HTC e Sony Ericsson, e a gota d’água foi, sem sombra de dúvida, a escolha “infeliz” de abandonar o sistema operacional Symbian e colocar em seu lugar o novo (Ru)Windows Phone 7. Eu confesso que estava aguardando o lançamento do Nokia E7, mas diante desta bomba, qual o sentido esperar por um aparelho com um sistema operacional praticamente morto, e sem a qualidade dos sistemas atuais como IOS e Android?

Assim, segui o caminho de muitos amantes do Symbian  também decepcionados, e segui novos rumos, adotando a plataforma do Google, o Android. Mas diante deste recém gigante do mundo da tecnologia mobile, qual modelo escolher? Pesquisei bastante, fiz vários comparativos e li muitas matérias em revistas e na Internet sobre os mais diversos modelos, mas no final acabei utilizando o melhor de todos os incetivos para compra, o quanto de grana eu tinha para gastar com um celular.

Diante deste fator predominante escolhi o Galaxy Ace, tendo em vista que era o primo pobre do Galaxy S e do recém lançado S II e dirigi-me até minha querida operadora de celular, a Claro. Ao negociar e quase fechar o negócio, fui informado que no meu plano o S II sairia R$ 80,00 mais caro que o Ace, o que me fez obviamente optar por ele.

Saí da loja feliz da vida com o smartphone mais top do momento, o iPhone Killer, como alguns estavam chamando, e seis meses depois não me arrependo nem um pouco desta escolha.

O aparelho é fantástico, com uma tela de 4,3 polegadas, o mais fino da categoria, com apenas 8,5 mm, um peso de somente 116g, com processador dual core de 1,2 GHz, 16 Gb de armazenamento interno e a última versão do sistema operacional Android, a 2.3.

Meu uso iniciou modesto, focando mais no uso básico de internet e redes sociais, como fazia com meu E71, mas não fazia sentido desperdiçar todo o poderio de processamento deste aparelho somente com o básico. Daí pra frente passei a pesquisar aplicativos e recursos avançados deste aparelho e hoje ele definitivamente substituiu meu computador de casa. São raras as vezes que utilizo meu notebook HP, pois a experiência de navegabilidade e praticidade do smartphone superou a do notebook. Claro que minha esposa é que mais gostou da idéia, pois hoje o notebook é 99% de uso exclusivo dela.

Mas, voltando a vaca fria, hoje este pequeno gadget é meu companheiro, permitindo que eu esteja sempre conectado e, não importa o que eu precise fazer, com ele eu consigo. Não há mais filas, salas de espera em consultórios médicos ou comboios na estrada que me deixa entediados, pois com este computador de bolso, acesso meus e-mails, leio notícias, converso com amigos e familiares, seja por mensagens, voz ou vídeo, assisto filmes e seriados, ouço rádio além da minha coleção de músicas e podcasts que assino. E, se necessito ir a algum lugar é só ligar o GPS e chegar ao destino.

Hoje já há concorrentes de peso para o Samsung Galaxy S II, mas na minha opinião, ele ainda é o melhor na relação custo X benefício. Para quem está na dúvida e pretende trocar um computador de mesa por algo mais leve, esta é uma excelente opção.

Bom, mas de nada ajuda somente falar da minha experiência, sem algumas das dicas de uso do aparelho, não? Bom, abaixo relaciono dicas de uso e aplicativos que cairam como uma luva para mim, e que servirá para muitos que tem outros aparelhos com Android turbinarem sua experiência.

Gerenciamento de energia:

Como qualquer smartphone, a bateria nunca é suficiente diante da imensidão de recursos disponíveis, assim, minha recomendação é que se atualize para a última versão disponível do sistema operacional. Para este modelo, a versão 2.3.4 é a mais nova, incluindo PT-br e traz grandes melhorias no gerenciamento de energia, poupando significativamente diante da sua versão antecessora.

Ainda assim, recomento o uso da aplicação Juice Defender para fazer um gerenciamento inteligente da energia e, principalmente do uso do 3G. Há duas versões disponíveis, uma gratuita e outra paga. Utilizo a versão gratuita, pois ela já me atende muito bem.

Nativamente também não é uma tarefa simples saber o percentual exato de bateria disponível. Para suprir esta necessidade, utilizo o widget Battery Solo, que apresenta na tela inicial, com precisão, o quanto de bateria ainda resta.

Conectividade:

Até o momento não tive necessidade de nenhuma aplicação específica para conectividade, pois a versão atual do Android já vem com tudo, exceto o controle de tráfego de dados. Testei vários aplicativos, mas sem dúvida que o mais preciso é o 3G Watchdog. Há uma versão gratuita que atende perfeitamente bem. Utilizei durante 2 meses a versão gratuita e agora estou com a Pro, que traz um detalhamento por aplicativo e relatórios com as totalizações de consumo. Vale a pena, principalmente para quem tem planos de dados limitados e não quer gastar $ a mais com as surpresas da fatura.

Gerenciamento de Aplicações:

Com certeza não há muito o que falar, pois o Market já é bem completo e atende perfeitamente as necessidades dos usuários mais comuns. Também está disponível a Samsung Apps, com alguns aplicativos interessantes. Além deles, vale destacar os aplicativos AppBrain e o GetJar, sendo que o primeiro permite maior flexibilidade no gerenciamento dos aplicativos e o segundo oferece vantagens junto a aplicativos pagos do Market.

Gerenciamento de Arquivos e de configurações:

Para gerenciamento de arquivos, o aplicativo nativo é bem fraquinho. Recomendo o  ASTRO File Manager que é bem mais completo.

para gerenciamento das configurações do aparelho, o Android System dá um banho de informações que nem sabia que existiam e o Norton Utilities/Security complementa as funcionalidades que faltam nativamente.

Localização:

No que diz respeito a localização, o Google Maps + Navegação + Latitude + StreetView são indispensáveis. Outros softwares interessantes que tenho comigo são Compass, uma bússola que me surpreendeu quanto a sua precisão e o Google Sky Map. Nenhum dos dois é indispensável, mas é muito interessante tê-los.

Como qualquer smartphone, por mais avançado que seja, não se compara com um aparelho GPS no que diz respeito a velocidade e precisão, os aplicativos GPS Test e Estado do GPS se tornam uma mão na roda em alguns momentos em que o sensor GPS dá uma engasgada.

Falando em GPS,  aplicativos de trânsito como o Trânsito Estadão, o TrânsitoSP, o Olho da Estrada e o RadarDroid são indispensáveis. O último, vale a pena ter a versão paga, pois trabalha melhor em segundo plano, não polui a tela com publicidade e consome muito pouco do seu pacote de dados.

Outros aplicativos interessantes são Guia+, iLocal e Cadê Meu Banco, todos gratuitos e que ajudam a achar lugares nas redondezas quando mais precisamos.

Além do Navegador do Google Maps, estou testando o Route 66 e o NDrive , pois são aplicativos de navegação offline, indispensável para aqueles momentos que estamos sem pacotes de dados disponíveis.

Previsão do Tempo:

Nativamente não há opções. Testei diversos aplicativos e nenhum foi tão bom quanto ao ForecaWeather que tinha no meu E71. Até há uma versão para Android, mas ainda está bem incompleta. O escolhido acabou sendo o Beautiful Widgets, que traz informações precisas, atualizadas satisfatoriamente, além de uma animação com gráfico bem legal.

Músicas e Vídeos:

Os aplicativos nativos atendem bem o uso regular, mas há boas opções gratuitas com recursos mais avançados, como mVideoPlayer e o Meridian, dois ótimos aplicativos, cheios de recursos e que atendem muito bem às minhas necessidades. Além disso, recomendo também o Shazam, para reconhecimento de músicas e o BeyondPod para gerenciamento de feeds de podcasts. Para esta última funcionalidade, acabei de instalar o KiesCast, da própria Samsung, mas ainda não tenho uma opinião formada.

Fotos:

O aplicativo nativo da câmera tem sido suficiente para mim, pois não utilizo de pesadamente a câmera do celular. Para isso tenho minha Sony DSC-H20. Testei algumas aplicações interessantes como Camera 360 e o FX Camera, mas acabei desinstalando. Continuarei no aguardo do Instagram para Android. A aplicação Photoshop Express é interessante para colocar alguns efeitos e ajustas algumas imagens, mais do que suficiente para um celular.

Internet e Redes Sociais:

No que diz respeito às redes sociais, não há muitas dicas diferentes de outros textos, incluindo as aplicações oficiais como LinkedIn, Foursquare, Facebook, Twitter e G+. Outras aplicações que utilizo são GetGlue para compartilhamento de filmes, séries e músicas, Nimbuzz que permite conversas por chat e por voz integrado às redes MSN, GTalk, Facebook Messanger, Yahoo Messenger e ICQ. Há também o Skype que é uma aplicação completa e não perde em nada para a versão desktop, permitindo chat, conversas por voz e vídeo. O único ponto negativo do Skype é a lentidão no carregamento da lista de contatos online, mas nada que prejudique a experiência.

Na guerra dos navegadores, o nativo atende muito bem, mas para raras situações é sempre bom ter alternativas, destaque para o Dolphin Browser. Também são boas opções: Skyfire, Opera Mini e Opera Mobile.

Notícias:

Como um ex-jornalista, esta lista é grande, portanto vou apenas citá-los: Google Reader, F1, Nasa, PopSci, Folha, Estadão, Exame.com, O Globo, Época, Veja, Autoesporte, Galileu e Notícias Automotivas. O primeiro é um agregador de feeds, sendo assim, pode ter acesso a infinitas fontes de informações.

Outros aplicativos interessantes são GuiaTV Mais Br, com a programação diária da TV aberta e paga brasileira, com opção de compartilhamento com redes sociais e alarmes, Vôos Online, com as informações dos vôos nos aeroportos brasileiros, o IMDb, com um imenso catálogo de informações sobre filmes, séries, atores e etc. Há também o ReadItLater, que permite que você guarde links para ler depois, para o caso de estar offline.

Utilitários:

A lista é grande:

  • uTorrent Remote: acesse e gerencie os torrents de seu desktop remotamente;
  • Lanterna: Tenha uma lanterna sempre a mão. Utiliza a luz do flash como lanterna;
  • Magnify: Tenha uma lupa sempre a mão. Utiliza a câmera como lente de aumento;
  • Decibelímetro: Saiba quantos decibéis está no ambiente;
  • Bubble: Tenha uma régua de alinhamento sempre a mão;
  • ConvertPad: Conversor de tudo para tudo. Excelente;
  • Barcode Scanner: Indispensável para quem usa aplicativos de realidade aumentada;
  • Contador de Calorias: Muito bom aplicativo. Vale a pena para quem buscar manter ou perder peso;
  • Fecha Conta: Para facilitar a divisão da conta;
  • FakeCaller: Configure e receba ligações para escapar daquelas reuniões chatas;
  • TeamViewer: Permite a visualização e utilização do desktop remotamente. Consome muito do pacote de dados, mas com wi-fi funciona de boa. Indispensável;
  • Jeannie Vlingo: Tentativas de assistente pessoal para competir com o Siri do iPhone. Ainda não estão maduros o suficiente e não funcionam e português;
  • ImageShrink: Utilitário bem interessante para reduzir o tamanho das fotos antes de enviar para as redes sociais/e-mail. Com ele podemos poupar MB do nosso pacote de dados;
  • Meu Carrinho: Aplicativo bem interessante para auxiliar nas compras do mês. Vale a pena;
  • Gtasks: Aplicativo para sincronizar as tarefas com o Google;
  • Dicionários e tradutores;
  • WordPress: aplicativo oficial. Simples e útil para gerenciamento do blog;

Ficam aí as dicas.

Anúncios

Comentar:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: